Viva Santos Dumont!

E viva Santos Dumont! O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, exibe até dia 30 de Outubro a exposição “O poeta voador, Santos Dumont”.  Visitei a exposição e só tenho uma maneira de tentar descrever a experiência: esplêndida!

Como vocês sabem, nasci e cresci em Petrópolis, cidade em que Santos Dumont construiu sua residência de veraneio, também chamada de “A Encantada”. Essa casa foi transformada no Museu Casa de Santos Dumont, que é aberto para visitação. Quando eu era adolescente minha diversão era matar aula pra ir visitar o museu! Gostava também de visitar o Museu Imperial e ver as joias da coroa, mas esse é assunto para outra editoria!

A casa de Santos Dumont em Petrópolis é incrível! Das várias invenções incríveis destaco o chuveiro, o qual ele mesmo inventou uma maneira de fazer com que a água saísse quente; e as escadas, que foram construídas com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito. São invenções incríveis e super divertidas!

O poeta voador, Santos Dumont

A exposição no Museu do Amanhã mostra as diversas facetas desta personalidade brasileira que foi Santos Dumont. Desde o inventor, passando pelo designer e até a moda que ele influenciou e lançou em Paris no início do século passado. Moda essa que eu mesmo confesso que me rendi! O estilo de Santos Dumont é único, sofisticado e cheio de personalidade. Um verdadeiro exemplo de #homemplural!

Uma réplica em tamanho real do avião Demoiselle, o projeto mais completo do inventor, está exposta no museu. Os visitantes concorrem a um “voo”, por meio de uma edição de vídeo. Eles também tem contato com conceitos de Física como aerodinâmica e mecânica de motores na sala da Oficina de aviões de papel: lançados em uma pista, os aviõezinhos acionam o Jogo das Curiosidades, em que vídeos mostram informações sobre o funcionamento das aeronaves e muitas outras curiosidades.

A exposição é maravilhosa. Ensina muita coisa e é uma experiência inesquecível. Recomendo a todos, sem exceção! Visitem, tirem fotos, divirtam-se e aprendam tudo sobre a história de vida desse inventor #homemplural pai da aviação e orgulho do nosso país!

Posts relacionados

Poste um novo comentário