Os programadores do futuro

Fizemos uma entrevista super legal com nosso colaborador Mozart Medeiros, executivo de T.I. Ele nos mandou uma sugestão de pauta sobre o lançamento de um aplicativo gratuito pela Apple que ensina crianças a codificar.

Mozart trabalha com T.I há mais de 10 anos e atualmente é executivo de T.I de uma empresa do ramo. Após se formar, concluiu um MBA em gestão de projetos e conquistou certificações internacionais da área. Em 2015 concluiu um curso de Business & Management pelo M.I.T. e iniciou um curso on-line pela universidade de Harvard.

O APP se chama Swift Playgrounds, e consiste em resolver quebra-cabeças para dominar o básico usando o Swift – uma poderosa linguagem de programação criada pela Apple e utilizado pelos profissionais para construir muitos dos aplicativos mais populares de hoje. Aproveitamos e fizemos algumas perguntas a ele para saber suas opiniões e reflexões acerca desse lançamento que visa criar novos programadores. Confira aqui!!

Mozart Medeiros

Mozart Medeiros

Uma nova geração de programadores- Entrevista com Mozart Medeiros

-Pelo que pudemos ver no release da Apple, o aplicativo visa ajudar a crianças e jovens aprenderem a codificar de maneira divertida. Eles vão solucionar puzzles no aplicativo, não é? Qual a relação direta entre programação e esses puzzles?

 Sim. A relação é técnico funcional, ou seja, através de um comando técnico o personagem executa uma determinada função. Antes os jogos eram comandados através de joysticks ou sensores de toque e movimento. Com este novo APP, os comandos passam a ocorrer à partir de programação, o que obriga os jogadores a aprenderem a programar para poderem jogar.

– No seu ponto de vista, no que essa invenção ajuda o aprendizado dessa geração de crianças e adolescentes? I.E., qual a aplicação desse aprendizado na vida delas?

Este novo aprendizado os capacitará a melhor compreender, bem como, ingressar no universo tecnológico, que é um mercado Bilionário. O Facebook foi fundado por um programador. Se ele não soubesse programar, talvez a rede social, da forma como a conhecemos, não existira. Se de fato houver um “Baby boom” de programadores, preparem-se para verem seus filhos automatizando coisas, criando aplicativos e quem sabe mudando o mundo!

-O que se espera como resultado final da interação das pessoas com o aplicativo?

O resultado final é a formação de programadores. Assim como existe educação financeira e educação física, esta será uma espécie de educação tecnológica.

– Isso muda o futuro da tecnologia?

Acredito que sim. A T.I vive uma grande transformação. Estamos diante de novos modelos e tecnologias, aplicativos, Internet das coisas (IOT), etc. Essa transformação não seria viável sem conhecimento de programação, que nada mais é do que um método padronizado para expressar instruções para um computador. Por isso acredito que trazendo essa “alfabetização tecnológica” para as crianças teremos um exército de programadores e isto muda muito mais do que o futuro da tecnologia, muda o mundo. Digo isto pois a tecnologia vem mudando gradativamente as relações comerciais e entre pessoas. Um exemplo disso é o Whatsapp, hoje usado no âmbito comercial, social e afetivo.

Quanto mais gente no ramo, mais inovação. Quanto mais inovação, mais mudanças. Estejam preparados para um futuro repleto de inovação e de oportunidades. Para os que visam a oportunidade de concretizar sonhos, talvez a tecnologia seja um caminho. Para os que buscam retorno financeiro, bem, a Apple divulgou este mês que ao todo já pagou 50 Bilhões de dólares a desenvolvedores, ou seja, pessoas que um dia estudaram programação. E isso é só o começo!

– Por fim, como é a sua relação diária com a tecnologia? Como ela afeta diretamente a sua vida e porque essa matéria em especial te chamou atenção?

Este lançamento da Apple me chamou atenção por conta do impacto que prevejo a médio prazo. Fiquei extremamente feliz em saber que eles estão investindo e provendo educação, sem cobrar nada por isso. Hoje existem milhares de plataformas e sites que permitem capacitar pessoas no âmbito tecnológico, mas falta divulgação. Sendo um produto da Apple, tenho certeza que a divulgação será global e incessante. Poucos sabem, mas hoje já é possível fazer um curso de introdução a programação, online, pela universidade de Harvard de forma gratuita. Procure por Harvard X ou EDX.org que você irá encontrar. Até hoje eu sempre tive que pagar muito caro por todos os meus treinamentos e certificações internacionais, hoje eu praticamente já não gasto mais dinheiro com isto. Simplesmente faço cursos gratuitos, de faculdades extraordinárias, que vem me ajudando a me tornar uma pessoa e um profissional mais qualificado. Recomendo!

O lançamento da versão Beta do APP estará no IOS 10, prevista para Julho. A versão final, que deve ser global, ainda não tem data definida, mas com certeza será lançada ainda este ano. Confira mais informações no site da Apple: http://www.apple.com/swift/playgrounds/

Posts relacionados

Comentários (01)

  1. Matérias como essa informativa são de interesse publico. Conte as informações necessárias para o leitor ir adiante após ler o conteúdo. Motivadora a pesquisa e aumento de conhecimento. Parabéns.

Poste um novo comentário