O que significa Uai? Uai é uai, uai!

É tão bom ter boas lembranças da infância, não acham? Mais interessante é como temos tantas memórias e nossas mentes processam tudo de acordo com o que vai acontecendo em nossas vidas. Uma dessas memórias veio à tona após um presente maravilhoso que recebi. Uai, o que poderia ser?!

Semana passada ganhei da minha amiga Mitzi Bergallo alguns doces caseiros mineiros. Ela sabia que eu adoro doces, mas não fazia ideia de como esses doces caseiros mineiros fazem parte da minha história!

Bastou eu ver o frasco e ler o nome da marca para que vários momentos felizes da minha infância viessem à tona: Uai!

“Uai” é uai!

Quando era garoto, passava os feriados prolongados e as férias na fazenda dos meus avós Stella e João Sarmento Terra, em Cataguases, Minas Gerais. Eram férias sonhadas, quando contava os dias para encontrar meus queridos primos, que como eu, moravam em outros estados ou países.

Doces UAI

Doces UAI: delícias com gosto de infância!

Entre as brincadeiras e os banhos de cachoeira, sempre tínhamos aquele momento que passávamos perto dos tachos na hora da preparação dos doces para nos servirmos das deliciosas guloseimas diretamente do fogo. Eu, particularmente, adorava o doce de leite e a goiabada mole, sem esquecer do doce de laranja da terra, um dos meus preferidos até hoje.

Quando li o nome desses doces que Mitzi me presenteou, todas essas lembranças vieram como se tivessem passado apenas algumas semanas… (risos). Mas a realidade é outra, isso foi há 40 anos!

O que vale nessa história é que além de me levar de volta àquela época, os doces UAI são deliciosos e vão estar sempre presentes na minha casa! Já tenho até o nome da representante no Rio: Virgínia. As encomendas podem ser feitas pelo telefone 021 974819551.

A definição da expressão mineira UAI ainda causa discórdia. Por um lado dizem que era um termo utilizado pelos inconfidentes para se protegerem da polícia e que significava união, amor e paz. Por outro, dizem que era por causa dos imigrantes ingleses que diziam “why”.

De qualquer forma eu prefiro ficar com a resposta do meu avô João, que quando eu perguntava: “Vô, o que quer dizer UAI?” ele respondia: “Meu filho… UAI? UAI é UAI, UAI!”.

Posts relacionados

Poste um novo comentário