Longyi: as saias masculinas dos #homensplurais de Myanmar!

O #homemplural Vinicius Bouhid trouxe de Myanmar a Longyi, tradicional saia masculina usada por lá. Que tal conhecer hoje um pouco mais sobre essa tradição?

A longyi é um pedaço de tecido amplamente usado em Mianmar, antiga Birmânia. Tem 2 metros de comprimento e 80 centímetros de largura. O pano tem geralmente a forma cilíndrica e é usado em torno da cintura, correndo para os pés. O tecido é dobrado e preso na cintura, mas sem fazer um nó. Também é por vezes dobrado para cima do joelho proporcionando maior conforto.

Vestes semelhantes são encontradas na Índia, Bangladesh e Sri Lanka. A longyi moderna é uma introdução relativamente recente para a Birmânia, tendo a popularidade adquirida durante o domínio colonial britânico, efetivamente substituindo as vestimentas dos tempos pré-coloniais. A palavra longyi anteriormente era designada ao sarong usado por homens malaios.

Na Birmânia, os longyis usados por homens são chamados de paso, enquanto aqueles usados pelas mulheres são chamados htamain. As saias não são unisex, na forma como são usadas, bem como nos padrões e cores, que são diferentes entre os dois sexos. Os homens usam o moderno paso, fazendo uma dobra em cada lado na frente e amarrado por dobrá-los juntos na cintura logo abaixo do umbigo. As mulheres, por outro lado, tem as saias mais cinturadas, sem a costura nos tecidos, similar às de antigamente.

Elas são usadas envolvidas ao redor da cintura com uma ampla dobra na frente e no final preso trás na altura do quadril. Longyis são vendidos sem a costura que forma um cilindro, porém, hoje em dia já estão disponíveis prontos para vestir. Turistas masculinos muitas vezes se sentem um pouco fora de moda na Birmânia, onde a maioria dos homens usam tradicionais saias. Com o aumento do turismo no país, cada vez mais estrangeiros são vistos vestindo as Longyis para o deleite e diversão dos Birmanenses.

E você? O que acha dessa nova tendência? Depois de saber um pouco mais da viagem de Vinicius para Myanmar, você com certeza vai se divertir com a sua Longyi!

 

 

Posts relacionados

Poste um novo comentário