Gastronomia e sinestesia: a mais pura Mistura!

O excelentíssimo #homemplural Samuel Silva-Neto está marcando presença mais uma vez no blog do HOMEM PLURAL com uma matéria de gastronomia que vai deixar qualquer um com água na boca! O assunto de hoje é o restaurante Mistura Contorno, na Bahia, nova filial do clássico restaurante Mistura que, há 21 anos, desperta a atenção dos amantes da boa mesa através da união das culinárias baiana e mediterrânea.

Com a palavra…Samuel Silva-Neto!

Chef Andrea Ribeiro

Chef Andrea Ribeiro

“Mais uma vez tive a honra de ser convidado pelo querido e plural amigo, Marzio Fiorini, a escrever para a coluna de gastronomia do Homem Plural, e logo me veio à cabeça o Mistura, restaurante icônico, que faz parte da história de Salvador e que me remete a uma memória afetiva inigualável!

E não poderia iniciar esta dica sem antes falar um pouco da Chef Andrea Ribeiro, que me recebeu com uma simpatia e uma simplicidade surpreendentes! Especializada pelo ICIF Italian Culinary Institute e pela tradicional Escola Alma, tão italiana quanto a alma da chef, Andrea busca sua inspiração em constantes viagens para a Itália, num mélange harmonioso com a culinária da sua cidade de origem, Natal, e com os ricos sabores da cidade onde escolheu viver desde 1989: Salvador. Com a gastronomia no sangue, ela tem como principal referência a cozinha mediterrânea, mais leve, à base de azeite de oliva e frutos do mar.

O que começou há mais de duas décadas na famosa e poética praia, tema de tantas músicas dos saudosos Caymmi e Vinícius, logo precisou se expandir e se transformou no Mistura Itapuã: repaginado e com l’air mais sofisticado pelas mãos de Sidney Quintela, um dos mais renomados arquitetos da cidade, sem perder o seu clima aconchegante.

Vieira grelhada com couscous al nero di sepia

Vieira grelhada com couscous al nero di sepia.

Gastronomia de excelência!

E foi para a minha felicidade (e a de muitos que moram um tanto distante de Itapuã), que o Mistura abriu uma nova unidade na Avenida Contorno, cartão-postal da cidade. O Mistura Contorno é privilegiado por um charme, um requinte e uma vista cinematográfica de mais de 180° da Baía de Todos os Santos, até então jamais vistos por mim em Salvador! Mais uma vez, Andrea e seu sócio, o restaurateur italiano Paolo Alfonsi, fundadores do Mistura Itapuã, acertaram em cheio, ao escolherem Sidney para executar o projeto. O décor com lustres Baccarat do século XIV, readaptados para a luz elétrica e com mobiliário do século XIX, garimpado de antigos casarões baianos, convive em perfeita harmonia com a arquitetura preservada do antigo casarão Cloc, onde encontra-se acolhido o Mistura Contorno. Senti-me numa verdadeira exposição interativa!

Carpaccio de Polvo com frutos do mar

Carpaccio de Polvo com frutos do mar

Se eu pudesse me descrever em uma só palavra, sinestésico seria, indubitavelmente, a mais apropriada. Desde pequeno, sempre fui fascinado por tudo que tivesse cor, cheiro, som, textura e sabor, por tudo que tocasse a minha alma… E foi assim, em visitas recentes ao Mistura Itapuã – que me reencantou com sua Canoa de Frutos do Mar, com suas ostras e lagostas suculentas e com os drinks e atendimento extraordinários do maître David – e ao Mistura Contorno – onde Andrea me transportou ao Mediterrâneo com seus frutos do mar impecavelmente preparados e apresentados –, que tive uma das melhores experiências gastronômicas – e SINESTÉSICAS! – dos últimos tempos!

Sugiro, como entradas, o carpaccio de polvo com frutos do mar e creme de erva doce; e o Brodetto dell’Adriatico (uma mistura perfeita de mexilhões, vongole, camarões e lula); como prato principal, a vieira grelhada com couscous al nero di sepia, spaghetti de aspargos, caviar de capelin nero e bisque de camarão; e, como sobremesa, o Tiramisù, tão saboroso, consistente e equilibrado quanto o primeiro que provei na vida, em Roma. Definitivamente, hors concours! Vida longa ao Mistura!”

Brodetto dell'Adriatico

Brodetto dell’Adriatico

Mistura Contorno – Restaurante Gourmet

Endereço: Ladeira do Gabriel (Gamboa), 334,  Cloc Marina Residence – Dois de Julho, Salvador – Bahia. Reservas: (71) 2137-0782.

Posts relacionados

Comentários (02)

  1. Só o fato de usar um dos casarões, ali da área, já é um ponto a mais a contar. Toda aquela área da Gamboa e Dois de Julho mereciam uma atenção especial. O local, assim como toda cidade, tem uma magia que encanta a todos nós baianos, imaginem os visitantes.
    Sucesso ao novo point da gastronomia de Salvador!
    Ahhh e não poderia deixar de parabenizar o Samuel pelo excelente texto. Tenho certeza que, assim com eu, todos ficaram com água na boca só de ler.

  2. Gostaria de parabenizar, Marzio Fiorini, por uma escolha tão acertada como foi de Samuel Silva-Neto, o texto salta aos olhos e já desperta o paladar.
    Bom gosto e simplicidade num jornalismo do bem e cheio de requinte.

Poste um novo comentário