Futebol gerando energia!

O futebol pode se tornar o esporte referência em sustentabilidade. Não entendeu? A gente explica! É que a Shell, em parceria com a companhia britânica Pavegen, desenvolveu um campo de futebol que transforma a movimentação dos jogadores em energia! Construído em Lagos, na Nigéria, o campo é o segundo exemplar que a empresa coloca em prática. O primeiro foi lançado aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. E quem inaugurou o campo foi Pelé, nosso eterno Rei do futebol, no final de 2014.

O campo usa uma combinação de sensores e placas solares que transforma a movimentação dos jogadores em energia. As placas ficam localizadas embaixo dele e foram desenvolvidas pela Pavegen. Combinadas, ambas as fontes são capazes de produzir energia suficiente para manter a comunidade de Lagos abastecida por 24 horas. À medida que mais pessoas jogam, mais energia é produzida e o abastecimento se prorroga.

No Rio, o campo inaugurado em 2014 fica localizado no Morro da Mineira. A empresa reformou um antigo campo de futebol da comunidade, transformando a mesma em um local real de experiência científica. Dessa maneira as crianças tem um lugar seguro para jogar, uma vez que antes jogavam na rua e ainda contribuem com a ciência e o meio ambiente!

Futebol é para todos!

É inegável que o futebol é o esporte favorito entre os brasileiros (e com certeza de muitos de nossos homens plurais seguidores do Blog!) e que essa popularidade no mundo só vem crescendo. Mas essa invenção vai além da paixão pelo esporte, ela toca num ponto de desenvolvimento sustentável crucial para a humanidade. Novas formas de geração de energia são estudadas e inventadas para garantir um futuro melhor para nosso planeta e nossos descendentes. A invenção da Shell com a Pavegen pode ser o primeiro passo para acabarmos com o esgotamento de nossos recursos naturais em prol das nossas necessidades.

Tudo isso prova que o esporte além de promover saúde também é peça fundamental no campo tecnológico e de infraestrutura. Até os não amantes de futebol vão se encantar com a ideia de cooperar com o meio ambiente através do esporte…E para os que gostam, é a junção perfeita entre lazer e responsabilidade social!

Assista o vídeo (em inglês) do campo construído em Lagos apresentado pelo cantor Akon. Clique aqui!

Posts relacionados

Poste um novo comentário