Esgrima: Mantendo a forma com estilo!

Manter a forma é algo fundamental na vida de todos, mas ter estilo na hora da prática dos exercícios é uma escolha. E existe esporte mais estiloso que a esgrima? Desde as roupas utilizadas, passando pelas regras do esporte e culminando no objeto da prática (florete, espada e sabre), não podemos negar que praticar esgrima além de saudável é muito elegante. Na França absolutista haviam competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima começou a fazer parte do quadro de modalidades esportivas. E para os que pensam que a esgrima é perigosa, a versão moderna é bem diferente e nada violenta. É um esporte de habilidade, inteligência e controle emocional, praticado em clubes em todo o mundo!

Com o equipamento correto até as menores lesões são improváveis e como não existem contraindicações quando se pratica esgrima com acompanhamento profissional, muitas crianças atualmente praticam o esporte. Dentre os muitos benefícios podemos destacar o aumento da acuidade visual, a flexibilidade, força e resistência nas pernas, aumento na coordenação e maior aptidão aeróbica e anaeróbia. Isso sem contar as melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões.

Esgrima: conhecendo um pouco mais

REGRAS:  Uma luta de esgrima tem a duração de três assaltos, sendo que cada um tem a duração de três minutos. São utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.

Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate o esgrimista que somar mais pontos. Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.

PISTA: A pista de esgrima possui de 1,5m a 2m de largura e 14m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5m a 2m) em que o esgrimista atacado não pode entrar.

A FIE (Federação Internacional de Esgrima) realiza competições e eventos em nível internacional. No Brasil, a CBE (Confederação Brasileira de Esgrima) organiza os campeonatos nacionais. Uma das competições importantes nesse esporte é o Campeonato Mundial de Esgrima, que ocorre anualmente, exceto em anos de Jogos Olímpicos. A esgrima é uma modalidade das Olimpíadas, que em 2016 ocorre aqui no Rio de Janeiro. Que tal começar a acompanhar esse esporte maravilhoso e incluí-lo na sua prática? Você não vai se arrepender!!

Posts relacionados

Poste um novo comentário