Era uma vez… uma Iguana chamada Cruzoela!

Já imaginou uma Iguana de estimação? Pois o #homemplural de hoje não só tem uma, como ainda contou pra gente um pouco sobre esse animal incrível e extremamente dócil. Conheça a Cruzoela, a Iguana de estimação da família do Pedro Porto, nossa estrela do “Melhores Amigos” de hoje!

Pedro Porto e sua melhor amiga, Cruzoela!

Pedro e sua melhor amiga!

“Na verdade, quem teve a ideia de comprar uma Iguana foi minha mãe. Aliás, a vontade de ter uma Iguana não “surgiu” de uma hora para outra. Nós sempre gostamos de répteis!

Nossa intenção era comprar um camaleão, mas um dia quando passeávamos em um shopping na Barra da Tijuca em que estava acontecendo uma festa junina, vimos um casal em que o homem carregava uma iguana no ombro, então surgiu a ideia de comprar uma!

Compramos em um pet lá na Barra mesmo, em que as iguanas possuem certificado de autorização do IBAMA e todas possuem um chip abaixo das escamas. Quando ela era pequena dava pra sentir o chip na pele dela, mas agora que cresceu a gente não consegue ver direito aonde fica.

No início achávamos que era um macho, o que fez minha irmã colocar o nome “dele” de Cruzoé, em homenagem ao bichinho de estimação de um personagem do filme “Meu monstro de estimação”. Até que, em um belo dia, o Cruzoé botou ovo! Foi então que descobrimos que ele era, na verdade, ela! E adaptamos o nome para Cruzoela.

Uma Iguana divertidíssima!

Quando a compramos, ela tinha menos de 20 centímetros da cabeça ao rabo e ficava na sala em um viveiro pequeno de vidro. Ela costumava sair do viveiro de madrugada e andar pela casa. Quando acordávamos, em cada dia ela estava em um lugar diferente! Subia no armário da cozinha e entrava nas xícaras, subia na mesa da sala, se escondia de baixo da cama…

Com o tempo ela foi crescendo e chegou a mais de 1,20m. Tivemos que fechar uma parte da varanda para ela e fizemos um viveiro maior. Dentro dele colocamos um ponto de luz em que ela costuma ficar embaixo, pra se aquecer. Como todo réptil, são animais ‘frios’, então qualquer lugar em que possam se aquecer eles adoram. No verão ela gosta, literalmente, de “lagartear”. Acha uma fresta de sol na varanda e fica ali deitada tomando um solzinho. Ela tem o hábito de virar o varal de roupas enquanto pega sol, porque adora se pendurar ali.

Cruzoela

Cruzoela adora um carinho, tomar sol e passear pela casa!

A Iguana é um animal que não dá muito trabalho. Elas não precisam de vacinação e se alimentam de frutas, legumes e verduras. A Cruzoela, por exemplo, gosta muito de banana, couve, abobrinha, maçã e brócolis.

Ela gosta muito mesmo de pegar sol. É muito dócil e se dá bem com qualquer pessoa que venha aqui em casa, o que faz com que as pessoas gostem de tirar fotos com ela. Quando a gente faz carinho ela costuma fechar os olhos, como quem está “curtindo” o momento! O único problema foi quando trouxeram um cachorro aqui… Ela o atacou com o rabo! Porém, a melhor amiga dela é a nossa tartaruga. As duas ficam no viveiro juntas e volta e meia a tartaruga sai do cantinho dela pra ficar junto da Cruzoela!

Cruzoela faz parte da nossa família há mais de 7 anos. Todos já estão acostumados com ela, inclusive as pessoas que trabalham aqui. A passadeira fica com ela no pé enquanto passa roupa… já são companheiras! A expectativa de vida das Iguanas é de aproximadamente 20 anos, então pense bem antes de ter uma porque ela vai ficar um bom tempo ao seu lado. Você não vai se arrepender, isso posso garantir! As Iguanas são animais dóceis e companheiros, gostam de carinho tanto quanto qualquer animal e são uma atração à parte. Quem não gostaria de ter um animal super exótico como melhor amigo?”

 

Posts relacionados

Poste um novo comentário