Descobrindo o Montjuic!

Barcelona é uma cidade que merece ser visitada calmamente. Morei lá por 6 anos e não conheço tudo como gostaria, talvez por insistir em voltar repetidamente a alguns lugares que eu elegi como meus prediletos e fazia deles um destino constante. Quando tinha visitas em casa era um bom pretexto para voltar e quando não tinha quem levar, aproveitava sozinho para pensar e me inspirar… Montjuic é um desses lugares que elegi em Barcelona.

O Castelo de Montjuic, o Parque Olímpico, o Jardim Botânico, a Fundação Juan Miró e muito mais… Tudo vale a pena visitar nesse parque, mas o meu destino preferido era o Pavilhão Mies van der Rohe.

Esse lugar me fascina, a começar pela história. O Pavilhão Mies van der Rohe, também chamado de Pavilhão Barcelona, foi projetado pelo arquiteto modernista alemão Ludwig Mies van der Rohe em 1929 para a Feira Mundial e demolido no final da Feira.

Devido a importância que teve para a história da arquitetura e na própria biografia do arquiteto e para nossa felicidade, a Fundação Mies van der Rohe encomendou sua reconstrução, no mesmo local, durante a década de 1980.

O Pavilhão é um espaço tridimensional. A partir de uma construção com volumes de formas depuradas, simples e refinadas, a estrutura assenta ao longo de um espelho d’água, o uso de cortinas de vidro delimitam os espaços internos e externos, criando uma iluminação natural espetacular.

Sem dúvida a melhor definição para esse exemplo de arquitetura minimalista, vem do próprio Mies van der Rohe, que resumia sua arte em sua célebre frase: “Menos é mais”!

Cadeira Barcelona

Cadeira Barcelona

Para promover o desenho integral do espaço, Mies desenhou também aquela que ficou conhecida como Cadeira Barcelona para compor os ambientes deste pavilhão, a qual também é considerada um marco no desenvolvimento do design moderno.

A cadeira Barcelona é produzida e comercializada até os dias de hoje. Duas dessas cadeiras foram utilizadas como trono para os monarcas espanhóis durante visita à exposição.

E como ninguém está com pressa, para curtir ainda mais o Parque Montjuic, sugiro ir de teleférico!

Posts relacionados

Poste um novo comentário